Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Rotina de Estudo para crianças


Quem tem filhos sabe o que é este dilema "estudar"!!! Muitas pessoas me perguntam como criar uma rotina de estudos para crianças. Bem, aqui em casa eu adotei algumas regras de ouro, mas periodicamente revejo e pesquiso sobre o assunto, pois cada ano, cada etapa, cada fase da criança é diferente.
Tenho dois filhos, em fases diferentes na escola, um está na fase de alfabetização, o outro está no 5 ano do fundamental. Acho que existem algumas regras básicas para auxiliar a criança no estudo:

Local: Isso é extremamente importante, definir um local para criança fazer suas atividades e estudar. Pode ser uma mesa no quarto, na escrivaninha, na mesa de jantar, etc. O importante é que o local seja limpo, silencioso, sem distrações, onde a criança possa fazer suas atividades com tranquilidade.
Aqui em casa temos o escritório onde meu filho mais velho estuda, o mais novo faz as atividades na mesa de jantar, no momento não deixo os dois juntos para que nenhum atrapalhe o outro.
Horário: Estabelecer um horário também é importante, desde que seja um horário fixo para todos os dias. Tempo varia de criança para criança, não pode nem ser muito longo, nem muito curto. No meu caso o mais novo demora um pouco mais para terminar a atividade, o mais velho , apesar de ter mais lições que o outro, é mais direto. O ideal é perceber como seu filho faz a lição, se ele se concentra na atividade e faz tudo direitinho, ou se ele se distrai, demora muito, o ideal é estipular um tempo e dizer que se não fizer no tempo determinado, vai ter que entregar a atividade para escola incompleta. Isso funciona com algumas crianças que enrolam para fazer a lição de casa.

Apoio: A participação dos pais é muito importante, mas nada de fazer a atividade por eles, o ideal é ver que atividades a criança tem, auxiliar se necessário e "corrigir" no final.


E na hora das provas???!!!!

Como disse de inicio, cada pessoa se identifica com algum método de estudo.
Eu gosto muito de fazer simulados, o que deu certo aqui em casa. Quando meu filho tem alguma prova marcada, pego todo conteúdo e faço uma provinha para ele resolver. Também neste ano adotei um novo método de fazer revisão semanal, toda sexta pego seus cadernos e faço questionários de cada matéria que teve na semana para ele resolver e relembrar. Assim ele revisa a matéria e ainda fica com um roteiro de estudo pronto para quando tiver provas.
Essas são minhas dicas! Quem tiver alguma dica interessante para acrescentar, pode postar nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário